Morfologia, Fenologia e Fisiologia do Cafeeiro – Entendendo o Cafeeiro e suas Interações com o Ambiente e o Manejo para o Alcance de seu Potencial Produtivo Máximo

São inúmeros os fatores que impactam na boa performance dos cafeeiros, dentre eles, dois principais: os fatores ambientais e as técnicas de manejo adotadas.  Este curso tem como objetivo propiciar o entendimento de como o cafeeiro cresce e produz em resposta a fatores ambientais e ao manejo, permitindo que o cafeicultor escolha condições ambientais mais favoráveis aliando as com técnicas mais adequadas a fim de alcançar o potencial produtivo máximo do cafeeiro. Para tanto, serão apresentados temas como: Adaptações fisiológicas e ecológicas relacionadas ao centro de origem e ao cultivo comercial do café; Crescimento, fenologia e fisiologia da produção, enfocando aspectos práticos aplicados ao crescimento vegetativo, floração e desenvolvimento e produção de frutos; Análise teórica e prática sobre a queda de frutos, seca de ramos, bienalidade de produção e fatores que afetam a produtividade das lavouras de café.

Carlos Henrique Siqueira de Carvalho

Graduado em Eng. Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa, MG, Carlos Henrique é Pesquisador da Embrapa Café junto à Fundação Procafé, possui Mestrado em Fisiologia Vegetal (UFV), Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Purdue University e é coordenador do Laboratório de Biotecnologia da Fundação Procafé, tendo realizado inúmeros experimentos em várias áreas da cultura cafeeira. Além de ter realizado diversas palestras e publicado inúmeros trabalhos científicos sobre temas relacionados à cafeicultura, é também professor acadêmico no curso de Pós Graduação em Cafeicultura (Uniube/Procafé) nos módulos de Botânica, Morfologia e Fisiologia e Técnicas de Melhoramento e Desenvolvimento de Cultivares. Ademais, ressalta-se que Carlos Henrique possui forte atuação em processos de multiplicação do cafeeiro e melhoramento genético.

Morfol 1