Ferramentas de Mercado Futuro – Minimizando o Risco da Volatilidade dos Preços de Café

Dado o caráter de alta volatilidade do mercado de café, é imprescindível que, para obter êxito na atividade, os cafeicultores montem suas estratégias comerciais adotando ferramentas de hedge para, ao menos, um percentual de suas safras futuras, de modo a se proteger das oscilações do mercado, minimizar seus riscos e garantir uma parte de seu lucro. Se hoje o produtor consegue travar (fazer o hedge) uma parte de suas próximas três safras, a um preço superior ao seu custo de produção, garantindo parte de seu lucro, por que não fazer?? Neste sentido, o intuito deste curso é apresentar as principais e mais acessíveis ferramentas de mercado futuro de café, evidenciando tudo o que o cafeicultor precisa saber para operá-las.

Categoria: Mercado de Café

ü  João Marcelo Oliveira de Aguiar:

Graduado em Administração com Ênfase em Comércio Exterior pelo Centro Universitário do Sul de Minas, João Marcelo, que é Superintendente Executivo e Analista de Mercado da Fundação Procafé, possui Pós Graduação em Cafeicultura, Pós Graduação em Negócios Internacionais e é formado pela Escola Técnica de Formação Gerencial do Sebrae - MG. É também classificador e provador de café credenciado e licenciado como Q. Grader pelo Coffee Quality Institute (CQI), tendo sido juiz sensorial de diversos concursos de cafés especiais. Além de ter realizado inúmeras palestras sobre Mercado, Classificação e Degustação de Café, é professor acadêmico no curso de Pós Graduação em Cafeicultura (Uniube/Procafé) no módulo de Gestão de Riscos e Estratégias de Mercado e instrutor no curso de Classificação e Degustação de Café da Fundação Procafé. Ademais, João Marcelo é responsável pela Síntese do Mercado Procafé (Boletim Mercadológico Mensal), pela análise sensorial de determinados lotes de cafés provenientes de pesquisas das fazendas experimentais e atua diretamente na gestão geral da Fundação Procafé.

Capas%2bpro%2bcaf%c3%a9%2bferramentas%2bde%2bmercado%2bfuturo%2b %2bminimizando%2bo%2brisco%2bda%2bvolatilidade%2bdos%2bpre%c3%a7os%2bde%2bcaf%c3%a9