Compreendendo as características das principais Bolsas de Café do Mundo

• Aula 02 - Fusões e incorporações de Bolsas
  • Módulo II
  • ICE Futures US
    • Aula 03 - ICE Futures US (A Bolsa de Nova Iorque)
  • Módulo III
  • ICE Futures Europe
    • Aula 04 - Ice Futures Europe (A Bolsa de Londres)
  • Módulo IV
  • [B]³
    • Aula 05.1 - [B]³ (A Bolsa do Brasil) - Parte I
    • Aula 05.2 - [B]³ (A Bolsa do Brasil) - Parte II
    • Aula 05.3 - [B]³ (A Bolsa do Brasil) - Parte III
  • Módulo V
  • Conclusão
    • Aula 06 - Considerações Importantes
  • Módulo VI - Avaliação
  • Avaliação

O preço interno do café, seja no mercado físico ou em operações que envolvam o mercado futuro, varia de acordo com a oscilação das cotações da commodity nas principais Bolsas de Café do mundo, sendo: Ice Futures United States (Bolsa de Nova Iorque), Ice Futures Europe (Bolsa de Londres) e a B³ (Bolsa de São Paulo). Por isso, é de extrema importância que o cafeicultor entenda ao menos as características que cada uma destas Bolsas possui para as negociações da commodity café, do contrário, dificilmente conseguirão compreender a sistemática deste dinâmico mercado. Neste sentido, este curso visa proporcionar a compreensão em torno das particularidades que cada uma destas três importantes referências adota para a negociação do café. Enfim, qual o tipo de café negociado em cada Bolsa, qual tipo de cotação, qual quantidade compõe um contrato, como fazer a convergência de medidas e cotações para o padrão brasileiro, o que vale cada ponto de variação das cotações e diversas outras informações para que cafeicultores e demais interessados sejam capazes de mensurar o real impacto que as oscilações diárias de preço nas Bolsas exercem sob os preços internos do café negociado no Brasil.

Categoria: Mercado de Café

Conteúdo
  • Módulo I - Contextualização
  • Introdução
  • Aula 01 - As principais vantagens de se operar café na [B]³
  • Aula 02 - Fusões e Incorporações de Bolsas
  • Módulo II - ICE Futures US
  • Aula 03- ICE Futures US (A Bolsa de Nova Iorque)
  • Módulo III - ICE Futures Europe
  • Aula 04 - ICE Futures Europe (A Bolsa de Londres)
  • Módulo IV - [B]³
  • Aula 05.1 - [B]³ (A Bolsa do Brasil) - Parte I
  • Aula 05.2 - [B]³ (A Bolsa do Brasil) - Parte II
  • Aula 05.3 - [B]³ (A Bolsa do Brasil) - Parte IIII
  • Módulo V - Conclusão
  • Aula 06 - Considerações Importantes

O objetivo deste curso é auxiliar na compreensão das características da principais Bolsas de Café do mundo.

Cafeicultores, estudantes e demais profissionais que atuam no setor cafeeiro e que possuem interesse em compreender as características da principais Bolsas de Café do mundo.

O Certificado será emitido após feita a conclusão de 100% das aulas.

João Marcelo Oliveira de Aguiar

Graduado em Administração com Ênfase em Comércio Exterior pelo Centro Universitário do Sul de Minas, João Marcelo, que é Superintendente Executivo e Analista de Mercado da Fundação Procafé, possui Pós Graduação em Cafeicultura, Pós Graduação em Negócios Internacionais e é formado pela Escola Técnica de Formação Gerencial do Sebrae - MG. É também classificador e provador de café credenciado e licenciado como Q. Grader pelo Coffee Quality Institute (CQI), tendo sido juiz sensorial de diversos concursos de cafés especiais. Além de ter realizado inúmeras palestras sobre Mercado, Classificação e Degustação de Café, é professor acadêmico no curso de Pós Graduação em Cafeicultura (Uniube/Procafé) no módulo de Gestão de Riscos e Estratégias de Mercado e instrutor no curso de Classificação e Degustação de Café da Fundação Procafé. Ademais, João Marcelo é responsável pela Síntese do Mercado Procafé (Boletim Mercadológico Mensal), pela análise sensorial de determinados lotes de cafés provenientes de pesquisas das fazendas experimentais e atua diretamente na gestão geral da Fundação Procafé.

Matricule-se agora
Lean3